26 de maio de 2010

Marketing Experience - Pic-Nic Modelo

Marketing Experience - "getting consumers to love your product"
Segundo estudo da Universidade de São Francisco, a alegria inicial ao adquirir um novo produto, como um carro novo, desaparece com o tempo porque as pessoas se acostumam a vê-lo todos os dias. No que toca às experiências continuam a proporcionar felicidade através de memórias muito tempo depois do evento.  A maioria dos psicólogos que estudam este fenómeno defendem que a adaptação dos clientes a uma nova aquisição demora entre seis e oito semanas, até ao máximo de três meses. Isto significa que o prazer inicial que começa a partir de uma nova posse geralmente desaparece em poucos meses. Imaginem esse período de tempo num qualquer produto rapidamente consumível. É praticamente inexistente!
Faz então todo o sentido que as as marcas apostem cada vez mais em acções de marketing experience como forma de aumentar os índices de lealdade dos seus clientes. Estratégias de marketing baseadas simplesmente em dinheiro-necessidade-produto deixaram de ser um factor fundamental para alcançar a fidelização/lealdade dos clientes. A vida é uma soma de experiências e memórias e fornecer oportunidades para a felicidade dos nossos clientes, gera uma recordação duradoura e, consequentemente, o fortalecimento da marca.
Um excelente exemplo de como promover acções de marketing experience é o Mega Pic-Nic da Modelo, comunicado para toda a família mas cujo target são exactamente os clientes Modelo (as donas de casa). Com cerca de 3 milhões de euros a Modelo gera mediatização nacional, e promove o tal momento único junto de pelo menos 50.000 pessoas.

Já agora, aconselho a visita ao site IMAGENS DE MARCA para ver o making of da campanha de TV do evento. Na minha modesta opinião o resultado final do ponto de vista estético poderia estar muito melhor. No entanto se considerarmos o público-alvo da campanha talvez faça algum sentido..... Ou não! Sinceramente... Eu, não gosto!