11 de abril de 2009

Numerati

Stephen Baker, jornalista da revista BusinessWeek (colaborador do blogspotting.net) publicou em 2008 um livro com o titulo "Numerati". E o que é isto dos Numerati? Não são mais do que uma corrente de investigadores matemáticos que agrupam um conjunto de dados que nós (consumidores) deixamos online e offline. Quando usamos o telemóvel, o cartão de credito, o email, o hi5, o facebook, o blogger, até o google vamos deixando um rasto. Esse rasto permite a estes investigadores conhecer-nos, traçar o nosso perfil, no fundo segmentar os consumidores por estilos ou padrões de vida, conseguem então prever/antecipar os nossos comportamentos.
Estranho?!? Nem por isso, as grandes empresas (como a IBM ou a Knoa Software) já o fazem com os seus colaboradores de forma a optimizar os recursos humanos. Barack Obama teve a colaboração de numeratis na campanha eleitoral, que conseguiram segmentar os eleitores americanos em 10 tribos e dessas 10 encontrar 3 clusters (os interessados em liberdade, em comunidade e em justiça) que estariam indecisos, e foi sobre essas 3 tribos que recaíram os esforços de comunicação de Obama. No Kansas estes "cientistas" chegam ao ponto de inserir chips nas vacas de forma a monitorizar os seus comportamentos e saber se a sua carne vai ou não ter a qualidade pretendida. Muitos governos já usam estes investigadores no combate à corrupção e ao terrorismo.
Em Portugal, a Sonae pode perfeitamente usar os dados que dispõe para acções de marketing senão vejamos: Um cliente Optimus, que faça compras tanto na Worten, como na Sportzone, como na Modalfa, como no Modelo/Continente e que ao mesmo tempo viaje com a Sonae turismo deixa o "rasto" da sua forma de viver nos dados que disponibiliza, dá a oportunidade à organização de conhecer as suas necessidades tão bem ou melhor que o próprio.
O tratamento informático dos dados que nós próprios disponibilizamos é então o futuro do estudo dos mercados, o futuro dos negócios, o futuro do marketing. Há quem lhe chame espionagem ou invasão de privacidade eu prefiro chamar-lhe evolução, porque apesar de alguns pontos negativos estas ferramentas são no fundo uma forma mais eficaz de conhecer e explorar os comportamentos do ser humano.
A,b,c/1+1!