28 de fevereiro de 2008

Jovens Sixty-Nine

Dinheiro Digital: "Porta 65: programa de arrendamento jovem que o governo acaba de rectificar em conselho de ministros.". Bem arrendamento jovem... A malta é jovem e tal... Já tinha ouvido falar de arrendamento jovem mas nunca procurei mais informação acerca disso, desta vez resolvi ler e procurar qualquer coisita sobre isto. Não bastou mais do que um clique para reparar logo que o nosso "Engº" S(alazar)ÓCRATES como de costume, aplicou mais uma navalhadazita na despesa. A comparticipação máxima do estado passou de 50% para 40%, o tempo máximo de financiamento passou de 5 para 3 anos. Mais do mesmo, corte aqui, corte ali, aumento aqui, aumento ali, é o quotidiano das notícias económicas em Portugal. Esforcei-me para tentar encontrar alguma novidade e não é que encontrei. Novidade espera ai!.. Já não é novidade que a geração jovem deste rectângulozeco da "península" é um 69 autêntico, criticam mas não aproveitam. O governo faz os cortes do costume, e outros o do costume fazem. Vêm com não sei quantos movimentos, a oposição faz o que tem feito que não é mais do que um ruído corriqueiro tão pouco construtivo que chega a ser deprimente. Os jovens aspirantes a deputados ou autarcas corruptos fazem os movimentos e tal... Os mais graúdos fazem a dita oposição.
Ora nesta fase do programa a IHRU recebeu 3.561 candidaturas esperava cerca de 20.000. Então mas nós fazemos movimentos e oposição contra limitações dos apoios, e no final de contas as candidaturas que são de facto o que mais interessa são ridículas em relação ao número esperado.Moral da história, apesar da diminuição do apoio financeiro continua a sobrar dinheiro porque as pessoas não se candidatam. Toda a gente se interessa na crítica na "pintura do caneco" contra as politicas governamentais porque é giro pertencer ao movimento xpto.
O que é mesmo importante discutir não são os cortes orçamentais típicos deste governo mas sim, o porquê dos jovens não se candidatarem ao programa. Essa sim é uma questão de fundo. Não a falta de apoios do estado mas a falta de uso desses apoios. Comodismo? Desconhecimento? Falta de espírito empreendedor? Cultura? Burocracia? Não sei, não faço a mínima ideia, mas que continuamos neste 69 de status e fedi veres que não nos leva a lado nenhum, lá isso continuamos.