21 de janeiro de 2009

Barack Hussein Obama

Três horas depois de serem revelados os resultados das eleições presidenciais dos EUA... Estão reunidos os 5 especialistas responsáveis pela campanha de Obama, elegem um momento-chave de todo o processo eleitoral e recuam ao mês de Março de 2008. O momento em que o pastor da igreja "Trinity Church of Christ" na qual Barack se casou e baptizou os filhos, o senhor Jeremiah A. Wright Jr. afirmou que os negros americanos deviam dizer: “Deus abençoe a América. Não, não, não. Deus amaldiçoe a América”. A gravidade destas declarações destrói muito do trabalho desenvolvido pela campanha de Obama que desde o inicio nunca tinha tocado na questão racial.
Os 5 especialistas lembram a noite de 17 de Março de 2008. Quando Barack individualmente decidiu que tinha de falar da questão racial e das duas uma, ou as pessoas reafirmavam a sua confiança nele, ou a sua campanha teria sérios problemas em avançar.
Terça, dia 18 de Março em Filadélfia, Obama discursa durante 45 minutos de uma forma sensacional, proferindo frases como:
“Não posso repudiá-lo (Wright) mais do que posso repudiar a comunidade negra”
“É um impasse racial ao qual estamos amarrados há anos”
"A união pode nunca ser perfeita, mas geração após geração têm mostrado que e pode ser sempre melhorada"
"Eu nunca esquecerei que, em nenhum outro país da Terra, a minha história seria possível. É uma história que não me tornou o candidato mais convencional, mas que selou na minha genética a ideia de que esta nação é mais do que a soma das suas partes e, que de muitos, somos verdadeiramente um"
"Os EUA não podem resolver os desafios dos tempos de hoje se não estiverem juntos".
E nessa tarde em Filadélfia provou-se mais uma vez que, até para uma estratégia de marketing gigantesca como esta é imprescindível o essencial, o sumo, a qualidade... E é nos ombros desse "essencial", desse "sumo", dessa "qualidade" que recaem as quase insuperáveis expectativas de todos... (do mundo).
YES WE CAN!